
O novo Coronavírus é o assunto do momento e não temos como fugir dele. Apesar de eu particularmente não ser a favor de ficarmos o tempo todo lendo ou assistindo notícias, algumas informações são necessárias para nos ajudar a vivermos melhor neste momento de incertezas.
Decidi compilar algumas informações que acredito que são úteis para todos, então confira abaixo e depois me conta o que você achou. :)
Meu pet pode contrair o Covid-19?

Segundo a OMS, até o momento (24-mar-2020), não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes.
Cães e gatos podem contrair um coronavírus próprio de suas espécies, que não tem nada a ver com a Covid-19 e não é transmitido para o ser humano.
De qualquer forma, os cuidados com a higiene devem ser redobrados.
Se eu apresentar sintomas, posso ter contato com o meu pet durante a quarentena?

Pessoas com sintomas devem ficar isoladas e adotar medidas para não transmitir a doença a seus familiares e colegas.
Por se tratar de algo novo, entidades como a WSAVA (World Small Animal Veterinary Association) orientam a utilização de luvas e máscaras e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel antes e depois de ter contato com os animais. Isso serve tanto para a proteção do bicho como para resguardar outras pessoas que convivem com ele.
Meu pet só faz as necessidades fora de casa, eu posso sair com ele?

Você pode, mas o passeio deve ser o mais curto e objetivo possível, acompanhado de somente um responsável, tomando alguns cuidados:
- Se mora em prédio, não divida o elevador com outra família, é mais seguro aguardar o próximo. Lembre-se dos cuidados de higiene ao apertar os botões para subir ou descer.
- Evite locais com mais pessoas, mantenha uma distância mínima de 2 metros.
- Evite tocar em objetos (sentar em um banco, pegar saquinhos de um dispenser)
- Higienize as patinhas do seu pet ao retornar
- Deixe os calçados do lado de fora
- Lave bem as mãos com água e sabão
Como posso higienizar as patinhas do meu cão depois do passeio?

Segundo informações divulgadas pelo CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), no momento, não há evidências de que o vírus que causa o COVID-19 possa se espalhar para as pessoas a partir da pele ou pêlo de animais de estimação.
De qualquer forma, como os animais podem espalhar outras doenças para as pessoas, é sempre recomendável praticar hábitos saudáveis em torno de animais de estimação, como lavar as mãos e manter uma boa higiene.
A Dra. Daniela Arantes Giraldi, veterinária da Companhia Animal, recomenda a higienização das patinhas sempre que o animal voltar da rua. Uma boa opção são os lenços humedecidos (sem álcool e sem perfure) ou uma toalhinha limpa e umedecida com uma misturinha de água e sabonete neutro.
E se o meu pet precisar ir ao veterinário, o que eu devo fazer?

Nessa fase de isolamento social, a recomendação é entrar em contato com o seu veterinário por telefone/whatsapp e agendar uma consulta (chegue no horário combinado para evitar espera na recepção).
Somente um responsável deve acompanhar o animal e deve tomar todos os cuidados de higiene.
Eu e o meu pet estamos bem, mas ele parece triste, desanimado...

Alguns pets são muito acostumados com a sua rotina e podem estranhar as mudanças na casa com a quarentena. É importante estabelecer uma nova rotina, com horários de alimentação, treino, brincadeira e descanso.
Além disso, os cachorros são animais extremamente empáticos. Sendo assim, ele pode estar manifestando o mesmo sentimento que percebe em seus tutores. É importante observar o seu estado emocional e avaliar se o comportamento do seu pet é um reflexo seu.
No final do texto, cito algumas dicas de como manter o seu pet entretido em casa.
Preciso trabalhar e o meu pet não para quieto… O que eu posso fazer?

Se um cão desanimado pode ser um problema, um cão animado demais pode ser um problema maior! rsrsrs... Muitas pessoas aderiram ao home office e estão encontrando dificuldades para manter os seus pets ocupados.
Enriquecimento ambiental é uma técnica que consiste em deixar o ambiente que nossos peludos vivem mais divertido, de forma lúdica e saudável. No final deste artigo deixei um link para um vido da Halina da Tudo sobre Cachorros que explica o que é Enriquecimento Ambiental e dá algumas dicas, vale a pena conferir.
Abaixo 2 dicas bem simples do pessoal do Cão Cidadão:
1. Esconda o alimento
Espalhe a ração ou petiscos do animal por toda a casa e faça com que ele os procure. No início, opte por colocar em locais de fácil acesso e que ele encontre com mais facilidade. Conforme for passando o tempo, vá dificultando para a brincadeira ficar mais legal. Tome cuidado apenas para não colocar o alimento em lugares indesejados, ou seja, onde você não quer que ele vá.
2. Ração na garrafa pet ou brinquedo apropriado
Coloque uma porção de ração em uma garrafa pet e faça alguns furos nas laterais, para que ele coma de pouco em pouco e de forma divertida. No começo, faça furos grandes, mas depois diminua-os um pouco para tornar a brincadeira ainda mais interessante. Dessa forma, o animal vai se entreter com a garrafa e terá divertimento. Nas primeiras vezes, é fundamental supervisionar a brincadeira, para se certificar de que o seu pet não irá engolir pedaços da garrafa. Existem também brinquedos próprios para esse tipo de atividade, você os encontra em petshops e também na internet. Lembre-se de que a ração que você coloca no brinquedo deve ser parte da porção diária que o seu pet consome, e não uma porção adicional.
Tenho um tempinho livre, como posso brincar com o meu cão sem sair de casa?

A brincadeira deve ser adequada a idade, porte e nível de energia do seu peludo. Alguns cães brincam por 10 minutos e já se cansam, outros podem brincar por horas! Abaixo algumas dicas do pessoal do Cão Cidadão:
1. Pista de obstáculos
Com objetos que você tem casa, crie uma pista de obstáculos para o pet. Vassouras, almofadas, cadeiras e pufes são itens ótimos para a realização dessa atividade. A ideia é criar uma “pista” para o seu animal pular, descer, subir, correr.
Para isso, será necessário treinar o bichinho em cada um dos obstáculos separadamente, induzindo-o, com um petisco, a fazer o movimento que você deseja. Por exemplo, para ele passar por baixo de uma cadeira, passe a sua mão com o petisco por baixo dela e faça ele te seguir. Quando ele passar, dê o petisco e elogie-o.
Independentemente de qual seja o desafio, respeite sempre os limites do seu cão e se atente para fazer obstáculos firmes, que não caiam quando forem usados.
2. Adestramento
Você pode usar o tempo livre para ensinar novos comandos para o pet. Adestrar é uma ótima atividade para entreter a família e, ao mesmo tempo, oferece estímulos físicos e mentais para o animal.
Não vai ser lindo quando você voltar a receber visitas e o seu pet não pular nas pessoas? rsrsrs
No Youtube, você encontra diversos videos de como ensiná-lo a sentar, ficar, etc. Lá no final do texto, coloquei um link de um video do Alexandre Rossi com algumas dicas.
E ai, gostou das dicas?
Espero que sim! E também que você e o seu pet continuem bem e em segurança nas suas casas até toda essa situação passar!
Sei que essa quarentena não está fácil pra ninguém (eu mesma não vejo a hora de poder sair para fotografar novamente), mas pelo menos você está super bem acompanhado do seu filho peludo!
Ah, e não esquece de encaminhar esse texto para os seus amigos e familiares que tem pet também, tá? :)
Quem sabe essas informações e dicas não possam ajudar mais e mais pessoas...
E se você gostou do texto e das fotos e gostaria de conhecer um pouquinho mais sobre o meu trabalho, deixe aqui o seu contato e eu te chamo para batermos um papo! :)
Um abraço e até breve!
PS: Meus agradecimentos aos meus queridos modelos Raphael Fujita (vulgo marido) e Pipoca (vulgo amor da mamãe).

Autora: Andréia Machado, fotógrafa de pets e mãe da Pipoca
=> Links com videos sobre adestramento e enriquecimento Ambiental Enriquecimento Ambiental com Bruno Leite - Tudo sobre Cachorros: https://youtu.be/hNcTdIqQtJQ
Brinquedo para cães D IY com potes de Iogurte - Tudo sobre Cachorros:
Como ensinar comandos básicos - Alexandre Rossi:
Comments