top of page
Foto do escritorAndreia Machado

8 Dicas para tirar lindas fotos de cachorro

Atualizado: 19 de jan. de 2023


8 Dicas para tirar lindas fotos de cachorro


filhote fofo de golden no matinho

Eu imagino que você AME tirar fotos do seu filho de 4 patas, estou certa? Mas, nem sempre as fotos saem como você gostaria... rsrsrs

Fotografar animais não é tão simples quanto parece, e requer muita técnica e paciência.


Mas, eu sei que nem todo mundo tem uma câmera profissional em casa… Ou tem tempo pra ficar horas estudando técnicas de fotografia... Então, separei 8 dicas incríveis (e simples de aplicar) para você tirar lindas fotos do seu pet com qualquer câmera, até mesmo o celular! Bora lá?



1. Seja paciente


Cachorro Dalmata correndo feliz na rua brincando

Sabe quando você entra na sua loja favorita e está tudo em promoção? Você fica de um lado pro outro, querendo ver e experimentar tudo, não é?!


É assim que o seu cão se sente quando chega no parque ou em qualquer lugar diferente. Ele quer explorar, cheirar, passear. Dê a ele esse tempo antes de sair fotografando.


Depois que ele estiver um pouco mais calmo, aproveite para fazer fotos em movimento: correndo, brincando de bola, etc.


Deixe as fotos mais posadas, dele paradinho olhando pra você, mais para o final do passeio.


2. Cuide do cenário


Cachorro corgi feliz deitado sorrindo relaxado

Busque elementos que possam deixar a sua foto ainda mais bonita (flores, uma árvore bonita, uma pequena ponte, um banquinho, etc) e evite elementos que geram distrações (pessoas passando, latas de lixo, carros, etc).


O foco da sua foto é o seu pet, correto? Então você só deve incluir um elemento se ele deixar a sua foto ainda mais bonita. Lembre-se que “menos é mais”.


Se estiver fotografando em casa, dê uma olhadinha antes de fazer o clique e veja se não tem um sapato no chão, um carregador de celular na tomada, ou qualquer outro objeto “sobrando” na sua foto.


Ah, e se o seu celular tem aquele recurso de “desfocar o fundo”, use e abuse! Esse recurso deixa a sua foto mais bonita e dá mais destaque ao pet. Só lembre-se de sempre fazer o foco no rosto do seu modelo.



3. Teste ângulos diferentes



Ângulos diferentes podem render lindas imagens!


Experimente se agachar ou até deitar no chão. Quando fotografamos mais de baixo para cima, o pet parece maior e mais imponente!


Ah, e aqui uma super dica extra quando for fotografar mais de baixo: segure o celular de ponta cabeça, ou seja, com a câmera mais próxima do chão.


Quando for fotografar de cima para baixo, chame a atenção do seu pet para que ele levante a cabeça e olhe pra você. Esse ângulo valoriza muito o olhar do animal e fica bem legal quando temos uma grama mais alta e bonita ou folhas no chão.



4. Use petiscos e brinquedos para chamar a atenção


Cachorro border collie fofo lambendo o focinho

Você quer aquela foto perfeita do seu pet olhando para a câmera?

A dica aqui é: esteja preparada! Se posicione, tenha a câmera pronta e, só então, chame a atenção do seu pet. Normalmente, eles irão olhar pra você por alguns segundos e já irão se distrair novamente, então você precisa ser rápida.


Para chamar a atenção vale dizer o nome deles, mostrar um petisco ou brinquedo que eles gostem, usar palavras que estejam acostumados (passear, brincar, bolinha, mamãe, cadê, etc) ou emitir sons estranhos, como imitando animais.


Fazer o cãozinho olhar para a câmera é um treino, assim como fazê-lo obedecer a comandos como senta, deita, fica, etc… Demanda tempo e paciência. Não desista se não conseguir na primeira vez.



5. Observe a luz


Familia de Golden Retriver no por do sol

Se as suas fotos ficam borradas ou tremidas, é provável que esteja fotografando em um local um pouco escuro. Então, prefira fotografar durante o dia.


Em um ambiente fechado (como dentro de casa), você pode se aproximar de uma janela (quanto maior a janela, melhor!) O ideal é fotografar com a luz lateral, ou seja, a janela ficará ao lado direito ou esquerdo do seu pet, e não de frente ou vindo de traz.


Já em um ambiente aberto, o problema costuma ser o excesso de luz. Busque horários em que o sol esteja mais baixo e suave, como o início da manhã e o final da tarde. Além de a luz ser mais suave, a temperatura é mais amena e agradável para o seu pet.


Caso esteja passeando em um horário de muito sol e queria fazer uma foto, você pode buscar uma área de sombra (pode ser uma árvore, um prédio, etc).



6. Não use o Zoom


Bulldog olhar meigo pidao no final de tarde

Na grande maioria dos celulares, e am algumas câmeras compactas, o zoom simplesmente corta uma parte da imagem, ou seja, você perde qualidade.


Ao invés de usar o zoom, se aproxime do seu pet.



7. Segure o celular com as duas mãos, próximo ao corpo


Cachorro filhote vira lata srd andando na grama por do sol

Essa dica parece boba, mas é bastante importante.


Muitas vezes, sem perceber, acabamos movimentando um pouquinho o celular quando tiramos uma foto, gerando imagens tremidas ou sem foco.


Qualquer movimento, por menor e mais sutil que seja, pode estragar a sua foto.


Então a dica é deixar os braços flexionados e mais próximos ao corpo, assim conseguimos segurar com mais firmeza, melhorando a nitidez da imagem.


8. Se divirta, mas com moderação


Casal brincando com cachorro fazendo carinho

Use e abuse da criatividade e faça lindas fotos do seu pet!


Mas, lembre-se de respeitar os limites dele. Fotografar deve ser um momento de prazer e brincadeira, e não algo estressante. Afinal, ninguém gosta de ser forçado a fazer algo que não quer.


Lembre-se também de recompensar o seu pet durante e após as fotos, com carinhos ou petiscos. Assim, ele vai associar as fotos a algo positivo e não vai se esconder da câmera.



Gostou? Tenho certeza de que com essas dicas, seu pet vai ficar ainda mais lindo nas fotos!


Ah, e se você quiser saber como é a experiência de fazer um ensaio pet profissional, vamos conversar! Vou amar conhecer vocês!



Um abraço e até breve!



Sobre a fotógrafa

Andréia Machado iniciou sua carreira na Fotografia de Família em 2011. Seu interesse pela Fotografia Pet nasceu em 2016, com a chegada da sua cachorrinha Pipoca.

Sua missão é oferecer aos seus clientes a experiência de viver um momento especial com o seu pet, registrando todo o amor que vocês tem um pelo outro com sensibilidade e um olhar artístico.

Comentarios


bottom of page