top of page
Jornal Destak

Reportagem Jornal Destak - Ensaios fotográficos e livros de pet já são uma realidade e celebram a vi

Atualizado: 20 de jan. de 2020


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma matéria que o Jornal Destak fez comigo e com a Constança Tatsch da @bichografias.

Se você tem um bichinho de estimação, e é apaixonado por ele, não pode deixar de conferir!

Uma ótima leitura! <3

Lembrados para sempre:

Ensaios fotográficos e livros de pet já são uma realidade e celebram a vida e o amor que sentimos por eles

Há poucos dias, quem passava pelo parque Ibirapuera, em São Paulo, via uma cena adorável: uma labradora filhote, de pouco mais de três meses, se deliciava com sua primeira ida ao parque. Corria por tudo, queria comer as folhas, estava alucinada com um mundo de descobertas. Felizmente, esse momento mágico nunca vai se perder. Foi registrado por uma fotógrafa pet que, daqui a uns meses, fará um novo ensaio com Amora, quando ela estiver adulta.

Poucas famílias hoje em dia passam por grandes momentos sem um fotógrafo. No casamento, durante a gravidez, na hora do parto, nos primeiros meses de vida do bebê e nas futuras festinhas. E se os pets são membros da família eles também já tem seus registros. Em estúdio, ao ar livre ou mesmo em casa, fazer uma sessão de fotos com os animais é uma boa forma de criar uma lembrança que fica para sempre.

A fotógrafa que clicou a labradora Amora, Andréia dos Santos Machado, da Olhar Canino (@olharcanino.fotopet), ressalta que, no caso dos pets, mais do que marcar um evento, os ensaios celebram a convivência que temos com eles. "Infelizmente, cachorro vive pouco: eles se expõem mais e a vida deles é mais curta. A fase de filhote passa muito rápido, são só alguns meses. Já aconteceu de fazer um ensaio lindo e um tempo depois o cachorro ficar doentinho... Não tem urgência, mas no fundo tem. Não deixe para amanhã."

Segundo Andréia, as pessoas querem eternizar o amor que sentem (e recebem) de seus bichinhos. "Muitos clientes dizem ‘que pena que não tinha isso há dez anos porque queria ter essa recordação do cachorro x’. Tem gente que já teve 30 cachorros e lembra de todos. Eles são únicos."

Embora existam muitos fotógrafos de família que também façam fotos pet, um profissional especializado, que entenda de bicho, pode fazer diferença. "Não basta ter só as técnicas de fotografia, precisa conhecer o lado comportamental. Assim você consegue ter outros resultados, de postura, corpo... É importante se conectar e perceber como o animal está se sentindo para fazer uma boa foto."

Há dez anos, uma vira-lata preta peludinha estava num cercadinho para adoção. Ganhou uma família e começou a trabalhar como cachorra terapeuta. Zoah trouxe bem-estar a crianças internadas no hospital, idosos em um abrigo, pacientes de cuidados paliativos e, finalmente, ajudou sua tutora, a pedagoga Andrea Petenucci, a melhorar a educação de crianças. Hoje está aposentada, mas essa história linda está contada na sua biografia, com direito a um ensaio feito no Beco do Batman, em São Paulo. Sim, Zoah tem um livro só dela.

A fotógrafa e jornalista Constança Tatsch faz livros que contam a vida de cada animal: as Bichografias (@bichografias). "Eu criei esse projeto fazendo um livro sobre meu cachorro Bisteca. Percebi que outros tutores poderiam querer essa lembrança. Infelizmente, nossa memória é limitada. As histórias e pequenos hábitos são esquecidos. As fotos ficam perdidas entre celulares velhos e computadores. Hoje, o Bisteca não está mais aqui, mas tenho a biografia dele comigo, não só no coração ou na cabeça, mas guardadinha num livro", diz ela, que também faz ensaios fotográficos e tem formação em comportamento animal.

"O livro foi uma forma de eternizar nosso vínculo e nossa história através de uma lembrança que é única", afirma a tutora Andrea, que aproveita o material para seu trabalho de educação assistida por cães.

Confira o texto original no site do Destak :)

Para solicitar uma proposta de fotografia, acesse: Quero receber uma proposta!

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page