top of page
Foto do escritorAndreia Machado

Tire lindas fotos com o seu celular!


Olá, tudo bem?

Você sabia que é possível tirar lindas fotos com o seu celular? Algumas dicas simples podem render excelentes resultados!

As câmeras dos celulares funcionam de forma automática, ou seja, a própria câmera escolhe a velocidade, abertura do diafragma e ISO para cada foto que você tira. E, na maior parte da tempo, elas fazem um ótimo trabalho! Mas, alguns outros fatores também influenciam a qualidade das nossas imagens, como o enquadramento, a luz disponível, o cenário, e por ai vai… Preparado para tirar lindas fotos? Vamos lá:

Observe a luz disponível no local

Se o seu cachorro fica totalmente parado esperando a foto, você não precisa ler esse tópico… Agora, se ele é como 99% dos cães e não para quieto nem um segundo, essa dica será a mais importante de todas! 😃

De uma forma bastante resumida, quanto mais luz houver no ambiente, maior será a velocidade de captura da imagem e maior o “congelamento” do objeto em movimento (no caso, o seu lindo pet). Fotos de esportes, por exemplo, usam altas velocidades para congelar o movimento dos atletas. Ou seja, se você está cansado de fotos borradas e com rastros, encontre mais luz!

Em um ambiente fechado (como dentro de casa, por exemplo), você pode se aproximar de uma janela. Quanto maior a janela, melhor! Caso haja muita luz, você pode usar cortinas de tecidos leves ou até mesmo um lençol branco. O ideal é fotografar com a luz lateral, ou seja, a janela ficará ao seu lado direito ou esquerdo. Experimente ficar mais próximo ou um pouco mais longe da janela e observe o que funciona melhor.

Já em um ambiente aberto, o problema costuma ser o excesso de luz. Busque horários em que o sol esteja mais baixo e menos intenso, como o início da manhã e o final da tarde. Além de a luz ser mais suave, a temperatura é mais amena e agradável para o seu pet. Caso esteja passeando em um horário de muito sol e queria fazer uma foto, você pode buscar uma área de sombra (pode ser uma árvore, um prédio, etc).

Observe o seu cenário

Busque elementos que possam deixar a sua foto ainda mais bonita (flores, uma parede de tijolinhos, uma pequena ponte, bancos, etc) e evite elementos que só geram distrações (pessoas passando, latas de lixo, postes de iluminação, etc). O foco da sua foto é o seu pet, correto? Então você só deve incluir um elemento se ele deixar a sua foto ainda mais bonita. Lembre-se que “menos é mais”.

Veja a vida por um novo ângulo

Experimente se agachar, sentar ou até deitar no chão. Ângulos diferentes podem render lindas imagens! É claro que você também pode fotografar de cima para baixo, mas te convido a explorar! Uma foto tirada de cima para baixo dá mais destaque a cabeça do animal, enquanto uma foto de baixo para cima (quando vocês se deita no chão) dará mais destaque ao corpo. Não tenha medo de se sujar e de experimentar!

Respeite o tempo do seu melhor amigo

Sabe quando você entra na sua loja favorita e está tudo em promoção? Você quer pegar tudo, experimentar tudo, não é?! É assim que o seu cão se sente quando chega no parque ou em qualquer lugar diferente. Ele quer explorar, cheirar, correr. Dê a ele esse tempo, espere que ele se acalme antes de sair fotografando.

Aqui é importante lembrar também que posar para a foto cansa… E muito! Principalmente se você está o tempo todo chamando a atenção do animal ou pedindo que ele atenda comandos. Lembre-se de observar os sinais de cansaço e fazer uma pausa, ou até deixar as fotos para um outros dia.

Porque ele não olha pra mim?

Todo mundo quer aquela foto perfeita do animal olhando para a lente da câmera, não é? A dica aqui é: esteja preparado, na posição certa, com a câmera pronta e, só então, chame a atenção do seu animal. Normalmente, eles irão olhar pra você por alguns segundos e já irão se distrair novamente, então você não terá tempo para se ajustar. Para chamar a atenção vale dizer o nome deles, mostrar um petisco ou brinquedo que eles gostem, usar palavras que estejam acostumados (passear, brincar, bolinha, mamãe, papai, etc) ou emitir sons estranhos, como imitando animais.

Fazer o cachorro olhar para a câmera é um treino, assim como fazê-lo obedecer comandos como senta, deita, fica, etc… Demanda tempo e paciência. Não desista se não conseguir na primeira vez. Só lembre-se do tópico anterior e respeito o tempo do seu animal.

Use as pernas, não use o Zoom

Na grande maioria dos celulares, o zoom simplesmente corta uma parte da imagem, ou seja, você perde qualidade. Ao invés de usar o zoom, se aproxime do seu cão. Se não for possível, prefira cortar a imagem posteriormente em um App.

Segure o celular com as duas mãos, próximo ao corpo

Essa dica parece boba, mas é bastante importante. E, quanto mais leve for o seu aparelho, maior a importância. Sem perceber, acabamos movimentando o celular quando tiramos uma foto, gerando imagens tremidas ou sem foco. Qualquer movimento, por menor e mais sutil que seja, pode estragar a sua foto. Então a dica é deixar os braços flexionados e mais próximos ao corpo, assim conseguimos segurar com mais firmeza, melhorando a nitidez da imagem.

Gostaram? Agora é só pegar o celular e sair clicando!

Se você ficou com dúvidas ou gostaria de mais dicas, escreva pra mim! fotografia@olharcanino.com.br.

Aproveito para te convidar pra assistir a Reportagem que o SBT gravou comigo sobre fotografia de animais.

Um abraço e até logo!

463 visualizações0 comentário
bottom of page